13.12.14

E bebe água?

Há uns tempos fui ao médico de família... não andava muito bem e tinha sintomas físicos disso (achava eu). Expus as minhas preocupações e os meus possíveis sintomas minuciosamente. Até já tinha feito uma lista para não me esquecer de nada! Ouviu-me com muita atenção e depois de uma breve pausa perguntou:
- E bebe água?
Sorri (confesso-vos que pensei mas o que é que isso tem a ver) e disse:
- Eu sei que devia beber 2 litros por dia, mas...
Então, calmamente explicou-me que 2 litros pelos vistos é o mínimo (e no inverno) e explicou-me o seguinte:
- sensação de náuseas, tonturas, zumbido, visão turva e quebras de tensão podem dever-se pura e simplesmente à falta de água.

- E a alimentação?  Quantas refeições faz ao dia?
Fui sincera. Disse-lhe que tinha começado a ter mais cuidado e a tentar cumprir com isso que toda a gente sabe que deve fazer que é comer menos e mais vezes ao dia, evitar comidas altamente calóricas, fritos, comida pré-cozinhada, alimentos processados, etc, etc... (por questões de saúde, mas também estéticas... até porque agora comprovava que o metabolismo já não queimava como dantes) mas que nem sempre conseguia... sobretudo os docinhos que são a minha perdição!
- Lanche reforçado à tarde e pouca comida à noite, salada e sopa chega. Se comer muito à noite obriga o organismo a trabalhar quando devia estar a repousar. Entre a meia-noite e as 3 da manhã é quando produzimos mais colesterol e por volta das 6 da manhã é quando temos um pico na tensão arterial... e se houver coágulos por aí pode dar-se o pior...

Como recomendação final veio a atividade física.
- 3 vezes por semana com a duração de 45 minutos (onde é que vou arranjar tempo, pensei eu). Como lhe disse que fazia natação 2 vezes por semana recomendou caminhada ou bicicleta...

Ufff, o que é certo é que acho que funciona ainda que admita que nem sempre cumpro à risca...
Acho que o papel da medicina no futuro terá que passar muito por aqui, por esclarecer e tentar atuar na prevenção.




Sem comentários: