3.3.15

Uma coisa leva à outra

Desde que implementámos a ementa semanal reduzimos bastante as idas ao supermercado. Mantemos uma ida semanal, mas por causa dos frescos... Algo que, brevemente, esperamos mudar e passar a adquirir mais a pequenos produtores ou pequenos negócios. Compramos menos, desperdiçamos menos, variamos mais... Consumimos menos carne (sobretudo carnes brancas) e fazemos, pelo menos, uma refeição vegetariana por semana. Os frutos secos tomaram de assalto a bomboneira! Sinto que estamos no bom caminho...

Aquela publicidade de "era o que havia em promoção" bem que tem sentido... Embora tenhamos iniciado um contra-ciclo (ainda numa fase embrionária), ainda é nossa tendência acumular, de aproveitar as promoções e comprar em quantidade... Acho que em determinados artigos compensa, mas também já cheguei à conclusão de que as promoções podem, de facto, condicionar e limitar as nossas escolhas e, consequentemente, variedade.

São duas as principais razões por detrás destas descisões:

1º tentar adquirir produtos mais saudáveis, sobretudo no que toca a bens alimentares. Estes dias ao ler um estudo que indicava que 1 em cada 3 crianças que nasce hoje desenvolverá cancro deixou-em arrepiadinha. Por eles e por nós. [Definitivamente, termos que apostar mais na horta ao longo do ano e não só na primavera.]

2º ser um consumidor responsável
E para mim passa por não contribuir para o enriquecimento sempre dos mesmos, ou seja, das grandes superfícíes que à custa de artimanhas e de publicidades enganosas e agressivas esmagam os fornecedores, os trabalhadores e, não nos deixemos enganar, os clientes...

O que é que acham de tudo isto?






Sem comentários: