18.12.14

Ele e a televisão

Há já dez dias que o pipoca cá de casa nem sequer fala na televisão... Estamos surpreendidos e estranhamos esta mudança tão repentina. Será que vem coisa por aí?!

Já tinha estado a tentar reduzir o tempo passado à frente da televisão, mas estava a ser uma luta difícil. ; ) É que já se tinha habituado a chegar a casa, sentar no sofá e a ver os filmes dele. Não é que ele passasse horas a fio à frente da caixa mágica, mas não queria fazer mais nada além de ver televisão. O pior é que eu notava que ele ficava cansado, mas resistia. Chorava por tudo e por nada, não queria ir para a cama, queria jantar no sofá, não queria dar banho... Enfim, uma luta.

Não foi sempre assim... Até aos dois anos não lhe ligava nenhum... Depois ganhou-lhe gosto e foi um problema, pelo menos para mim porque notava que ele estava a ficar introvertido e pouco conversador... Quando lhe perguntava qualquer coisa era logo "sai, sai". Aquilo já me estava a irritar e a mexer com os nervos. 

Um dia decidi esconder o disco externo assim quando ele chegou a casa eu disse que estava avariado e tinha ido para arranjar... Aceitou muito bem, sem berreiro, nem gritaria, nem choradeira... Como já tinha tudo pensado já tinha na mesa uma árvore para ele pintar... No dia seguinte voltou a perguntar pelos filmes e eu disse que ainda não estavam arranjados e depois ainda não voltou a perguntar... Tem arranjado sempre outras coisas para fazer e noto que está mais conversador, vai para a cama mais cedo (resiste na mesma, mas fica no quarto à espera que o sono chegue), pede sempre uma história e para rezar ao jesus (acho que aprendeu isto na creche), acorda mais bem-disposto e andamos todos mais bem-dispostos! ; )

Eu não sou contra a televisão e sei que pode ter um papel muito educativo... só acho que talvez não seja o mais importante para ele neste momento.

Têm problemas deste tipo? Que soluções tiram da cartola?

Sem comentários: