Se toda a ação desencadeia uma reação então não será muito difícil acreditar que manter um pensamento e uma atitude positiva irá trazer-nos a curto, médio ou longo prazo benefícios.
Tenho tentado cultivar essa forma de estar na vida e tenho sentido em primeira mão a dificuldade que é. No entanto, constato que me faz muito melhor. Sempre que sentimentos ou pensamentos carregados de raiva, angústia, desespero ou inveja afloram tento "dominá-los, afastá-los e substituí-los", caso contrário acabo eu por ser a dominada e tudo isso cria mal-estar e fico agrilhoada a eles incapaz de andar para a frente. Por outro lado, acho que não são boas fontes de combustão para que façamos algo na nossa vida. A razão que nos faz andar nunca deve ser para ser melhor que ninguém ou nos dias de hoje ter mais que alguém, mas sim para responder às minhas necessidades pessoais enquanto pessoa. Tenho para mim que quando nos deixamos dominar por pensamentos e sentimentos negativos algo não está bem connosco e é para nós que devemos olhar, bem lá para dentro, e não para os outros.
Ser capaz de manter uma atitude positiva significa para mim tentar que acontecimentos menos bons tenham o menor impacto possível em mim e não me causem desgastes excessivos. Aprender com isso, crescer com isso, mas não guardar isso nem no coração, nem na mente.
Sem comentários:
Enviar um comentário